Sério, honesto, trabalhador e, acima de tudo, bem-humorado. É assim que a família de Ezemiro André Baggio, 88 anos, lembrará dele. Filho de imigrantes italianos e nascido em Val Feltrina, em Silveira Martins, Ezemiro trabalhou desde cedo, junto de 12 irmãos, para ajudar a família com a produção de vinhos, fato que lhe fez parar de estudar após a quarta série. Mesmo assim, ele nunca abdicou dos sonhos e encontrou um grande amor em Tarsila, com quem se casou quando ambos tinham 19 anos.
- Meu marido foi um homem bom. Vivemos 67 anos juntos. Tudo o que vivenciamos foi muito bom, graças a Deus - emociona-se a esposa.
O desejo pela independência financeira trouxe o silveirense e a esposa à Santa Maria. No Coração do Rio Grande, eles tiveram seis filhos, Vera Maria, Ledia Regina, Nilza Fátima, Ester Rosa (falecida), Telmo José e Adriano. Ele também tinha 13 netos e 12 bisnetos. Para sustentar a família, Ezemiro trabalhou no comércio e em feiras. Mais tarde, por conta da idade já avançada, o idoso abriu o Bar Baggio, no Bairro Nossa Senhora Medianeira. Ali, ficou conhecido pela vizinhança como Tio Bilia, famoso por entreter clientes com anedotas e piadas.
- Meu pai era um homem simples e correto. Nunca teve inimigos. Foi um bom pai e uma pessoa de grande espiritualidade. Era humilde. Não tinha muitas ambições. Para ele, tudo estava bom. Foi presente, nos educando e dando princípios. O pai cuidou muito bem da nossa família, dentro das suas possibilidades - relata Ledia.
A alegria do comerciante ficará marcada em todos com quem conviveu. A filha acrescenta que Ezemiro caminhava todas as manhãs pelo bairro, de chapéu e bengala, dando bom dia para a vizinhança da antiga Vila Imembuí. Ezemiro faleceu, em 29 de setembro, em casa, devido a uma infecção generalizada. A filha conta que ele partiu de forma tranquila e serena, em seus braços. Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal.
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária São Martinho
08/09
- Emilia Albrecht Borin, aos 91 anos, foi sepultada no Cemitério de Água Negra, em São Martinho da Serra
- Jurandi Pereira Nunes, aos 74 anos, foi sepultado no Cemitério de Catuçaba, na Localidade de Sarandi, em São Gabriel
- Neiva Dorneles Souza, aos 62 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Cacequi
09/09
- Selvina de Senna Scremin, aos 84 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em São Martinho da Serra
- Juvenil Vieira dos Santos, aos 85 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
10/09
- Maria Silva dos Santos, aos 91 anos, foi sepultada no Cemitério de Água Negra, em São Martinho da Serra
- Antonia Pinheiro Correa, aos 98 anos, foi sepultada no Cemitério Passo do Raimundo, em Santa Maria
- Aristides Leite da Silva, aos 76 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Restinga Sêca
- Helvio Berleze, aos 77 anos, foi sepultado no Cemitério de Boca do Monte, distrito de Santa Maria
- Terezinha da Silva Cardoso, aos 59 anos, foi sepultada no Cemitério Municipal, em Formigueiro